terça-feira, 14 de setembro de 2010

Teatro Kabuki

Olá pessoal hoje irei falar sobre umas das coisas que mais me impressionou quando eu vi, infelizmente ainda não pude ver pessoal, mais as vezes que vi pela TV ou pela net me deixou impressionado e um pouco emocionado com todo esse mundo que é o teatro kabuki, segue abaixo um treco peguei no Wikipédia como pesquisa, olhei em vários site e o trecho é semelhante em todos.



Kabuki (em japonês: 歌舞伎?) é uma forma de teatro japonês, conhecida pela estilização do drama e pela elaborada maquiagem usada por seus atores. O significado individual de cada ideograma é canto (ka) (), dança (bu) () e habilidade (ki) (), e por isso a palavra kabuki é às vezes traduzida como “a arte de cantar e dançar”. Esses ideogramas, entretanto, são o que se chama de ateji (ideogramas usados apenas com sentido fonético) e não refletem a etimologia mesma da palavra. Acredita-se, de fato, que kabuki derive do verbo kabuku, significando aproximadamente “ser fora do comum”, donde se depreende o sentido de teatro de “vanguarda” ou teatro “bizarro”. Sua origem remonta ao início do século XVII, quando se parodiavam temas religiosos com danças de ousada sensualidade. No ano de 1629, esse tipo de teatro foi proibido pelo governo. O espetáculo passou a ser encenado então por rapazes que se travestiam de mulher. Contemporaneamente, o teatro kabuki se tornou um espetáculo popular que combina realismo e formalismo, música e dança, mímica, encenação e figurinos, implicando numa constante integração entre os atores e a platéia.

Fonte Wikipédia.



Uma mistura de beleza, dança e muita tradição!

O caráter extravagante da maquiagem, a beleza do cenário aliada às explorações estéticas no campo da dança e da música, constituíram-se em fatores essenciais para a ampla acolhida popular que tal teatro obteve ao longo do tempo, e não só no oriente.
O Kabuki teve origem no período Edo. Em contraste com outras formas de arte antigas, como o No, antiga forma de teatro, onde os atores usam máscaras, o Kabuki era a cultura popular das pequenas cidades e vilas, e não alcançava as classes sociais mais altas.
As peças do Kabuki representam eventos históricos, conflitos morais em relações amorosas, e parecidos. Os atores usam o idioma japonês na sua forma mais antiga, difícil de compreender, até mesmo para alguns japoneses. Eles falam com uma voz lenta, acompanhados de instrumentos musicais tradicionais, como o Shamisenongaku, que é uma espécie de guitarra com apenas três cordas.

O palco (kabuki no butai) é giratório, e equipado com diversos recursos, como portas falsas, onde os atores desaparecem e ressurgem com facilidade. Outra particularidade do kabuki é uma espécie de ponte (hanamichi), que leva aos espectadores.
Antigamente, durante o período Edo, o Tokugawa shogunate, um dos homens mais poderosos do país no século 16, proibiu a atuação de mulheres, restrição que dura até os dias de hoje. No entanto, diversos atores fazem o papel de mulheres (onnagata) nas encenações.




Espero que tenham gostado, obrigado pela visita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário